30/01/18

zeitgeist tapes: lofi hip hop a e s t h e t i c

Na série The Thick of It fala-se a certa altura de zeitgeist tapes, i.e., compilações do que é importante na cultura popular para pessoas que querem ser populares, políticos neste caso.1


A melhor escola de cultura popular é certamente os jogos online; lá aprendem-se todos os memes, movimentos musicais da moda, maneiras imbecis de falar, etc. Desde que concluí a minha formação nessa bela instituição (5 anos de World of Warcraft + 3 anos de League of Legends, com pós-doutoramento em fóruns sobre jogos online), sempre me senti confortável com a cultura popular; agora, mais velho, sinto que tenho um doutoramento em frenologia e tento, às sextas, ver o que se anda a fazer por aí.

Encontrei, no youtube, um tipo de música chamada lofi hip hop, que não me parece nem muito lofi nem muito hip hop, mas decidi investigar que tipo de aborrecimento afecta a gente que ouve isto.
 


Encontrei nos comentários muitas referências a ansiedade, apesar dos comentários serem maioritariamente positivos. A estética muito anime sugere que é gente muito nova ou muito nostálgica. E gente muito triste que não sabe bem por que razão está triste. Depois de uma certa sensação de desconforto fui ler um pouco do Mahabharata, porque as tristezas dos mortos não incomodam tanto.






1 Estive quase para dizer: "para quem precisa de um cicerone depois de Cícero. Digo, assim, em nota de rodapé, em pequenino, que não parece tão mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário