03/09/20

Tootsie - Sydney Pollack




(...) all creatures that resemble Shaping must of necessity resemble one another...


David Lindsay

Em A Voyage to Arcturus, Maskull vai sofrendo uma série de transformações físicas que mudam a sua maneira de entender e agir. Somos todos diferentes e cada um age conforme um logos próprio, mas, ao exagerar as diferenças, Lindsay mostra também o que há de comum em todos, o Logos. Desconfio, sem recorrer a bibliografia secundária, que as intenções apologéticas de Lindsay são muito diferentes das intenções de Sidney Pollack, mas o móbil é o mesmo. 

Michael Dorsey é um actor falhado com problemas de atitude e, quando se transforma em Dorothy Michaels, Tootsie, para fugir ao falhanço, muda de atitude. No fundo, nem muda muito de atitude, mas a sua atitude tem implicações diferentes, porque ele é uma mulher. A mudança é sobretudo de perspectiva, vendo como as mulheres são tratadas na indústria. É curioso que esta mudança aconteça ao mesmo tempo que Dorsey/Tootsie se apaixona por Julie, uma actriz com quem trabalha, que mantém uma relação com um realizador proto-Chad. Uma pessoa mais céptica do que eu veria aqui apenas adaptação oportunista.

Este não é um filme para cépticos, no entanto. A sátira não despreza aqui, apenas demonstra as fragilidades comuns em casos diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário